Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 1.2/5 (58 votos)

ONLINE
14


 

how to stream super bowl 2021



Total de visitas: 884403

PSICOEDUCAÇÃO SOBRE MEDO

PSICOEDUCAÇÃO SOBRE MEDO

                                                                                    

                                                            PSICOEDUCAÇÃO SOBRE MEDO
                                                     
                                                                                                                  Profª Drª Edna Paciência Vietta
                                                                                                           Psicóloga Cognitivo-comportamental
Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.
Sentimos medo para nos preservarmos de situações que colocam nossa vida, saúde e integridade física em perigo. Portanto, pode-se dizer que ele tem um papel importante na sobrevivência das espécies e, assim, é essencial para a evolução humana.
Assim, o medo é um sentimento natural e necessário para a sobrevivência humana, ou seja, não devemos fugir dele. No entanto, ele pode se tornar debilitante quando passa governar a nossa vida. Quando se tem medo da vida, alcançar objetivos, ter experiências enriquecedoras, preservar a saúde mental , ai se torna complicado.
O medo é basicamente a maneira que o corpo encontra de nos preparar para algo que nos represente ameaça ou perigo. Quando somos confrontados com uma situação como esta, o cérebro envia para o corpo sinais que buscam maximizar as chances de sobrevivência.
Ele exerce, principalmente, um estímulo de proteção. Sentimos medo para nos preservarmos de situações que colocam nossa vida, saúde e integridade física em perigo. Portanto, pode-se dizer que ele tem um papel importante na sobrevivência das espécies e, assim, é essencial para a evolução humana.
O que alimenta o medo? Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.
Quais as emoções do medo? Pupilas dilatadas, mãos suadas, sensação de frio na barriga. Essas são manifestações orgânicas típicas de medo — emoção que, apesar de rejeitada e associada à covardia, tem uma importância evolutiva que salvou nossa espécie da extinção.
Como o corpo reage ao medo? O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.
A química do medo se compõe de adrenalina, dopamina e cortisol . Essas três substâncias químicas importantes que os seres humanos produziram durante sua evolução para liberar quando estão sob ameaça ou medo. Quando o perigo é detectado, nossos instintos de luta ou fuga são acionados pela liberação de adrenalina.
Qualquer sensação de ameaça pode gerar o medo, seja ela física, psicológica ou moral. Algumas vezes, as pessoas dão outros nomes para essa sensação, como: apreensão, preocupação, ansiedade ou angústia. No entanto, todas essas outras emoções são motivadas pelo medo do que possa acontecer.
Como lidar com sentimento do medo? Entenda profundamente seu medo. É preciso definir o medo (o que exatamente provoca essa sensação) e em quais situações ele aparece. ...
Pratique o autocontrole e a autoanálise. ...
Exponha-se ao medo gradualmente. ...
Compartilhe o seu medo com outras pessoas. ...
Não tenha vergonha de pedir ajuda.
O medo também faz com que o indivíduo apresente sintomas físicos, que incluem mãos geladas, sudorese, palpitações, formigamento em mãos e pés, extremidades que ficam geladas, falta de ar, ondas de calor e tontura.
Confira 4 dicas que podem te ajudar; 1º entenda seu medo. O primeiro passo é entender o que é esse medo que você está sentindo, afinal, você não pode enfrentar algo que você desconhece. O 2º passo, não evite o medo, enfrente-o. O 3º passo, converse sobre o seu medo com familiares e amigos e 4º passo, faça, Psicoterapia com terapeutas qualificados.

                           C